Família Obama vende memórias por mais de 60 milhões de dólares

por RTP
Barack e Michelle Obama entraram pela última vez no Air Force One a 20 de janeiro, data da tomada de posse de Donald Trump Brendan McDermid - Reuters

Os direitos de publicação dos livros da família Obama foram vendidos por um montante superior a 61 milhões de euros. O leilão para adquirir os direitos foi ganho pela editora Penguin Random House.

O ex-Presidente norte-americano Barack Obama e a sua mulher, Michelle, estão a escrever as memórias individualmente. Mas os direitos dos livros, agora comprados pela Penguin Random House, foram vendidos em conjunto.
Para já não foram divulgados os títulos ou quaisquer detalhes sobre os livros.
De acordo com o jornal Financial Times, este é um recorde na aquisição de direitos relativos à publicação de memórias de presidentes dos Estados Unidos.

Ainda assim, segundo fonte próxima da casa de leilões, a editora Penguin Random House deve ter pago mais de 61 milhões de euros pelos direitos, conforme avança o Financial Times.

A editora norte-americana já confirmou em comunicado que adquiriu os direitos mundiais para a publicação dos dois livros - sem especificar valores.

“Estamos entusiasmados por continuar a parceria editorial com Barack e Michelle Obama. O poder das suas palavras e a força da sua liderança mudaram o mundo”, afirmou o chefe-executivo da Penguin Random House, Markus Dohle.

Em 2010 George W. Bush vendeu os direitos de publicação das suas memórias por dez milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros), enquanto o democrata Bill Clinton somou 15 milhões de dólares (14,2 milhões de euros).

Até à data, a editora Penguin Random House já publicou três livros de Barack Obama. Antes dos dois mandatos na Casa Branca, o ex-Presidente norte-americano já era conhecido no meio literário pelas obras “Dreams From my Father” (A minha herança) e “The Audacity of Hope” (A audácia da esperança).
Tópicos
pub