Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Farminveste passa de lucro a prejuízo de 8,7 milhões no primeiro semestre

por Lusa

A Farminveste, gestora de participações sociais, totalizou 8,7 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre, valor que compara com um resultado líquido positivo de 4,4 milhões de euros apurado no período homólogo, foi hoje comunicado ao mercado.

"O resultado líquido reduziu 13,1 milhões de euros face ao período homólogo, essencialmente devido à incorporação do resultado da CUF (José de Mello Saúde), que variou neste período em 12,8 milhões de euros, o que explica 98% da variação global", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a empresa, os restantes 2% justificam-se com os resultados apurados nas unidades `holding` e serviços corporativos, distribuição farmacêutica, setor imobiliário, desenvolvimento do negócio das farmácias, inteligência de mercado e tecnologias da informação.

No período de referência, o volume de negócios da empresa fixou-se em 386 milhões de euros, mais 3,7% do que em igual período do ano anterior, o que corresponde a um aumento de 13,9 milhões de euros.

Já o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) caiu, nos primeiros seis meses do ano, 66,1% para seis milhões de euros.

De janeiro a junho, os gastos operacionais relativos a pessoal e serviços externos situaram-se em 71,4 milhões de euros, abaixo dos 73,2 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2019.

"A rubrica ganhos/perdas nas empresas participadas teve uma quebra de 197,7% face ao período homólogo, representando um impacto na variação do EBITDA de 12,8 milhões de euros negativos", indicou.

Em junho de 2020, a dívida líquida da Farminveste representou 263 milhões de euros, superior aos 237 milhões de euros de dezembro de 2019.

No documento, a empresa sublinhou que os impactos económicos e financeiros da pandemia de covid-19 são ainda "incertos", ressalvando que adotou algumas medidas para mitigar as possíveis consequências.

Entre estas medidas está a melhoria da oferta de produtos e serviços, o alinhamento dos objetivos e necessidades dos clientes com as tendências de mercado e a salvaguarda da rentabilidade.

"O grupo Farminveste continuará a desenvolver e implementar a estratégia definida de foco na área da saúde, consolidando a sua atividade nos países onde já está implantado, quer através de crescimento orgânico quer mediante estabelecimento de parcerias, em áreas que considere relevantes investir", avançou.

Tópicos
pub