FBI investiga "contactos" entre russos e círculo próximo de Trump

por RTP
Carlos Barria - Reuters

O FBI suspeita que pessoas do círculo próximo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estiveram em contacto com os russos durante a última campanha eleitoral na Casa Branca, segundo noticiou a CNN esta quarta-feira.

Segundo a estação televisiva, que cita funcionários norte-americanos que falaram sob a condição de anonimato, estes contactos "possivelmente" tiveram como objetivo coordenar a divulgação de informações para prejudicar a candidata democrata Hillary Clinton, rival de Trump nas eleições.

Na segunda-feira, James Comey, o diretor do FBI confirmou perante o Congresso norte-americano que a polícia federal já está a investigar a suposta ingerência do Kremlin nas eleições presidenciais, bem como os possíveis pontos de ligação entre círculo próximo de Trump e Moscovo.

"Isso inclui investigar a natureza de qualquer vínculo entre indivíduos associados com a campanha de Trump e o Governo russo, e se houve alguma coordenação entre a campanha e os esforços da Rússia", assinalou o responsável.

Segundo a cadeia televisiva, FBI suspeita que estes contactos tenham sucedido, apesar de tal não constituir uma informação "conclusiva" nesta fase da investigação. A polícia federal continua a rever registos de viagens, informação dos serviços secretos, registos telefónicos e dados de reuniões.

Questionada pela CNN, a Casa Branca não quis comentar esta informação, embora na segunda-feira tenha negado a existência de provas da suposta conspiração eleitoral entre a campanha de Trump e o Kremlin.

Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca, salientou que investigar essa presumível conivência entre a equipa de Trump e a Rússia e "ter provas disso são duas coisas diferentes".

(com Lusa)

Tópicos
pub