Filipe Vasconcelos Romão analisa discurso de Jean-Claude Juncker

| Mundo
Filipe Vasconcelos Romão analisa discurso de Jean-Claude Juncker

A ver: Filipe Vasconcelos Romão analisa discurso de Jean-Claude Juncker

Na análise ao discurso de Jean-Claude Juncker, Filipe Vasconcelos Romão considera que o presidente da Comissão se apresenta "liberto das amarras dos Estados" e marca a diferença face ao discurso de Emmanuel Macron.

"Macron apresentou uma tentativa de reativação do eixo franco-alemão", enquanto "Juncker vem tentar recuperar a iniciativa por parte das instituições europeias libertas dos Estados", explica o comentador RTP de Assuntos Europeus.

Jean-Claude Juncker afasta também a ideia de uma Europa "à la carte", no que Filipe Vasconcelos Romão considera ser uma provocação aos maiores Estados da União Europeia.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na edição deste sábado do 360, na RTP3, o jornalista António Louçã, autor da grande reportagem "Alemanha: o reverso da medalha", resumiu o contexto económico e social no chamado motor da Europa, em véspera de ida às urnas.

A Alemanha vai a votos com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.

    Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

      Um ensaio do LNEC e do Instituto Superior Técnico, no âmbito do KnowRisk, evidencia a importância da tomada de medidas preventivas. Veja os vídeos e compare os dois casos.