Forças Armadas cabo-verdianas com mais 8,7 ME para equipamentos até 2021 - ministro

por Lusa

O Ministro da Defesa de Cabo Verde anunciou hoje que as Forças Armadas vão investir 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros) até 2021 em equipamentos.

Falando durante a cerimónia de assinatura de um acordo sobre a concessão de assistência militar da China a Cabo Verde, que decorreu no Palácio do Governo, na cidade da Praia, Luís Filipe Tavares explicou que este montante, do qual cerca de metade é proveniente do acordo firmado hoje entre os dois países, será aplicado em "equipamentos básicos para a modernização da capacidade" das Forças Armadas cabo-verdianas.

O restante irá ser mobilizado através da "cooperação internacional", disse o ministro, recordando que "Cabo Verde tem uma cooperação vastíssima na área da Defesa com a China, Portugal, Luxemburgo", mas também Espanha e Brasil.

"Vamos mobilizar muita cooperação internacional para o financiamento do nosso plano de investimentos", referiu.

Para o ministro, "esta é a legislatura da modernidade das Forças Armadas". E revelou que o país irá ainda ter mais meios aéreos e marítimos para "reforçar a capacidade de intervenção da Guarda Costeira", a adquirir com outros montantes.

No final da cerimónia, confrontado com a notícia divulgada pelo semanário cabo-verdiano "A Nação", que aponta para uma "insatisfação e frustração" entre os militares, o ministro disse que as Forças Armadas "estão confiantes, porque sabem que podem confiar no governo e no ministro da Defesa".

O jornal escreve que "vários oficiais e sargentos sentem-se burlados pelo ministro da Defesa. Entendem que Luís Filipe Tavares não envidou, ou não conseguiu, mobilizar esforços para aprovar os novos Estatutos dos Militares, depois de várias promessas nesse sentido".

"Sem os novos estatutos, que implicariam um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários, os militares ficam sem aumento salarial, ao contrário dos efetivos da Polícia Nacional (...)", lê-se no artigo.

Segundo Luís Filipe Tavares, "o documento já está praticamente finalizado".

"Agora, vamos pedir autorização legislativa à Assembleia Nacional para podermos legislar tranquilamente", disse.

O acordo hoje assinado, no valor de cerca de quatro milhões de euros, foi subscrito por Luís Filipe Tavares e o embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, na presença de uma delegação chefiada pelo Conselheiro Sénior do Gabinete de Cooperação Militar Internacional do Ministério da Defesa Nacional da China, Major-general Zhang Yingli.

Esta delegação irá agora negociar com o Governo cabo-verdiano a aplicação desse montante, em termos do equipamento a adquirir e da altura para o fazer.

Durante a sua intervenção, o embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, sublinhou a importância da cooperação entre os dois países e disponibilizou-se para a estreitar ainda mais.

pub