Forças Armadas do Mali matam 20 alegados jihadistas"

por Lusa

Bamako, 16 jun 2019 (Lusa) - Elementos das Forças Armadas do Mali mataram 20 alegados `jihadistas`, numa operação militar conjunta, no sábado, com a força francesa Barkhane, na região de Menaka, no leste do país.

Segundo um comunicado das Forças Armadas do Mali (FAMA), citado pela agência Efe, a "operação permitiu neutralizar cerca de vinte terroristas".

O grupo a que pertencem os alegados terroristas não foi identificado, mas o autodenominado `Estado Islâmico no Grande Saara` (EIGS) está ativo essencialmente nesta região de Menaka, junto à fronteira com o Níger.

A instabilidade que afeta o Mali começou com o golpe de Estado de 2012, quando grupos tuaregues rebeldes, com organizações `jihadistas`, assumiram o controlo do norte do país durante dez meses.

Os `jihadistas` foram, teoricamente, expulsos em 2013, na sequência de uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do país, sobretudo no norte e centro, escapam ao controlo estatal, situação de que se aproveitam grupos terroristas locais.

Tópicos
pub