Putin reduz a máquina de guerra russa na Síria

por RTP
Mikhail Klimentyev - Sputnik/ Reuters

Vladimir Putin anunciou esta segunda-feira que a maior parte dos soldados russos destacados para a Síria vai voltar às bases, após dois anos de intervenção militar em apoio do regime de Bashar al-Assad.

O Presidente da Rússia reuniu com Bashar al-Assad, Presidente sírio, durante a visita surpresa da manhã desta segunda-feira à base aérea russa Hmeimim na província de Latakia, na Síria, e discursou dirigindo-se às tropas russas.

Putin anunciou o início da retirada das forças militares russas que combatem desde 2015 na Síria e o regresso dos soldados às bases russas. "Ordeno ao ministro da Defesa, chefe do Estado-Maior, que comece a retirada das tropas russas para as suas bases permanentes na Rússia", declarou Putin dirigindo-se aos militares em Hmeimim.

As Forças Armadas russas, na Síria há dois anos, têm intervindo com as forças do governo no combate ao Estado Islâmico e aos rebeldes em Aleppo e no conflito que se vive na Síria há seis anos.

“Em quase dois anos, as Forças Armas russas, em colaboração com o Exército sírio, destruíram em grande parte os terroristas internacionais. Portanto, tomei a decisão de retornar à Rússia parte considerável do contingente militar presente na Síria”, reforçou o Presidente russo, que considera que o objetivo principal, combater os terroristas, foi conseguido e “resolvido espetacularmente”.
Terminou "operação militar"
Já em março de 2016 o presidente russo tinha declarado que pretendia retirar a maioria das tropas russas da Síria. No entanto, só no passado dia 21 de novembro é que anunciou que tinha terminado a “fase ativa da operação militar”.

Salientando que a Rússia não esquece as vítimas da luta contra o terrorismo, Putin agradeceu e congratulou os soldados russos, acrescentando que estarão prontos a atacar se o terrorismo voltar.

“Se os terroristas surgirem novamente, vamos atacar de uma forma que eles não viram até agora”.

Putin diz que os militares russos cumpriram a sua tarefa brilhantemente, mostraram coragem, heroísmo e determinação e regressam agora ao seu país de forma vitoriosa.

Em Hmeimim, o presidente russo foi recebido esta manhã por Bashar al-Assad, pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu e pelo comandante das tropas russas na Síria, Sergei Surovikin.

A visita de Putin à base de Hmeimim marca a primeira viagem de Putin à Síria, numa altura em que as forças governamentais retomaram o controlo da maioria do território sírio com apoio da Rússia e a reunião entre os dois presidentes pode reforçar os laços entre os países.
Tópicos
pub