França a votos: afluência às urnas ligeiramente acima do valor registado em 2012

por Alexandre Brito e Christopher Marques - RTP
Quarenta e sete milhões de eleitores escolhem este domingo os dois candidatos que disputarão a segunda volta de dia 7 de maio Reuters

Os primeiros dados revelados pelo Ministério francês do Interior revelam uma afluência às urnas de 28,54%, um valor muito próximo do que aconteceu em 2012, à mesma hora - 28,29%. Mas abaixo do valor registado em 2007 (31,21%).

Quarenta e sete milhões de eleitores escolhem este domingo os dois candidatos que disputarão a segunda volta de dia 7 de maio. 

A maioria dos locais de voto fechará portas às 19h00, mas há algumas exceções. Na capital e em algumas das principais cidades francesas, o voto poderá ser depositado na urna até às 20h00 locais.

Durante o dia, o Ministério do Interior atualizará a taxa de participação dos franceses, o que vai permitindo ter uma ideia sobre a abstenção do sufrágio. O primeiro boletim já é conhecido. São esperados novos dados às 17h00 e a partir das 20h00 (19h portuguesas), os resultados começam a ser oficialmente revelados.
Eleições acompanhadas pelas correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro

Também às 20h00, os meios de comunicação franceses deverão avançar com as primeiras projeções. 

Mais de 50 mil polícias, apoiados por unidades de elite francesas, patrulham as ruas do país de forma a garantir a segurança durante todo o ato eleitoral.

A votação tem decorrido sem grandes problemas mas na cidade de Besacon um local de voto foi evacuado depois de um carro ter sido abandonado à porta com o motor a trabalhar.

De acordo com o Ministério francês do Interior o carro tinha sido roubado e tinha matrícula falsa. Equipas de minas e armadilhas foram chamadas ao local para examinar o veículo.
pub