Fuzileiros iniciam atividade operacional na Lituânia

| Mundo

Os fuzileiros portugueses deslocados para a Lituânia no início do mês iniciaram "um intenso programa de ativação de capacidades", adaptação à área e interação com as forças lituanas, anunciou hoje a Marinha.

O início da atividade operacional ficou marcado por exercícios técnicos e táticos de tiros, de combate a curtas distâncias, com viaturas todo-o-terreno, natação de combate e operação de veículos autónomos.

"Durante as próximas semanas serão realizados exercícios complexos, centrados na costa do Mar Báltico, incluindo a realização de operações anfíbias, de combate em ambiente costeiro, de mergulho e de assalto a navios", afirmou a Marinha, em comunicado.

De acordo com a Marinha, a Força de Fuzileiros dispõe de "uma complexa matriz de capacidades", estruturada num elemento de Projeção de Força e outro de Operações Especiais.

Uma das equipas está vocacionada para operações anfíbias e para outras ações em ambiente marítimo e costeiro, podendo desenvolver operações prolongadas em terra.

Inclui mergulhadores sapadores, que reforçam a capacidade de reconhecimento de zonas costeiras e de "realização de ações complexas de inativação de engenhos explosivos".

O grupo das Operações Especiais, correspondente a uma unidade-tarefa gerada pelo Destacamento de Ações Especiais, de pequena dimensão, está capacitado para realizar ações no Mar Báltico e em terra, "cobrindo um amplo espetro de tarefas", desde missões de combate e resgate até ações de reconhecimento e recolha de informação.

"Antes de ser projetada para este teatro de operações, a força cumpriu um plano de aprontamento focalizado, especificamente, na atuação no território da Lituânia e no Mar Báltico, face a ameaças convencionais, não convencionais ou híbridas", especifica a mesma fonte.

Tópicos:

Destacamento Ações, Lituânia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.