G20 reúne-se em Bali para discutir a segurança alimentar e energética

por Lusa
A segurança alimentar e energética estão na agenda do G20 Mast Irham - Reuters (arquivo)

A ilha indonésia de Bali acolhe a partir desta quinta-feira uma reunião de dois dias dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 (as 19 maiores economias mundiais e a União Europeia).

A reunião terá como foco os temas “Multilateralismo” e “Segurança Alimentar e Energética”, assuntos de grande relevância no atual contexto internacional de recuperação pós-pandemia, tensão geopolítica e disrupção das cadeias produtivas globais de alimentos e energia.

O Brasil atuará em defesa da renovação e do fortalecimento do multilateralismo, da resolução pacífica dos conflitos, do respeito ao Direito Internacional Humanitário e da reforma de organismos internacionais, como a OMC e a ONU. Defenderá a atuação coordenada da comunidade internacional para estabilização dos mercados internacionais de energia e de alimentos, além de insumos críticos para o Brasil, como fertilizantes.

As discussões em Bali servirão como base para a Reunião de Líderes do G20, em 15 e 16 de novembro.

O G20 reúne países que representam 80% do PIB global, 75% das exportações, cerca de 70% dos investimentos diretos estrangeiros e 60% da população mundiais. É considerado o principal fórum de cooperação económica internacional.

Um dos pontos de interesse desta reunião será o encontro, já confirmado e que irá decorrer à margem, entre o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o seu homólogo chinês Wang Yi.

Os dois chefes de diplomacia, que se encontraram pela última vez em outubro, irão conversar em pleno clima de tensão entre Pequim e Washington sobre várias questões, incluindo Taiwan.

Antony Blinken já descartou, porém, ter um encontro similar com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

pub