Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Governo angolano corrige erros em manuais escolares incluindo data da morte de Savimbi

por Lusa

Luanda, 24 out (Lusa) - O Governo angolano indicou hoje que está a corrigir erros detetados em manuais escolares, como, por exemplo, nos livros de História da quarta e sexta classes, na data referente à morte do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

A informação foi avançada pelo diretor do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Manuel Afonso, salientando que os novos manuais escolares deverão ser introduzidos no âmbito do programa de adequação curricular.

A título de exemplo, acrescentou, no livro de História da sexta classe, a morte do líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição angolana, ocorrida a 22 de fevereiro de 2002, vem referenciada com o ano de 2004, o qual provocou controvérsia nos últimos anos, no país.

Segundo Manuel Afonso, a revisão curricular prevê a correção de erros detetados em manuais e a adequação curricular, processo a ser desenvolvido até 2022.

Manuel Afonso disse que já foram realizadas atualizações aos materiais do pré-escolar, do ensino primário, bem como do plano curricular do ensino primário.

O responsável sublinha que essa atualização vem criar um ciclo de vida útil, com histórias que referem à realidade do quotidiano do aluno, contextualizando e facilitando a teoria no processo cognitivo.

pub