Governo brasileiro nomeia "blogger" para coordenar Artes

por Mário Aleixo - RTP
A "blogger" Monique Baptista Aguiar vai coordenar a Fundação Nacional de Artes do Brasil Facebook-DR

O governo brasileiro nomeou a "blogger" de turismo Monique Baptista Aguiar para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), importante órgão de fomento artístico no país.

A nomeação foi publicada em Diário Oficial da União e assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que atribuiu a Monique o cargo de coordenadora de Projetos Especiais, da direção-executiva da Funarte.

Segundo a imprensa local, a "blogger" já tinha sido nomeada em abril para um cargo de coordenação técnica no Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional do Estado do Rio de Janeiro (Iphan), mas teve a nomeação suspensa cerca de dois meses depois por falta de qualificação para a função.

O Ministério do Turismo indicou aos jornais brasileiros que a "blogger" "cumpre os requisitos estabelecidos por lei para assumir a função e, portanto, está apta a assumir o cargo" na Funarte.

Monique Baptista Aguiar usa as redes sociais para dar sugestões de passeios, de cultura, gastronomia, entre outros temas.

A Funarte é uma das fundações mais importantes de fomento à arte no Brasil, através da concessão de prémios e concursos, publicados em editais. Contudo, a direção tem estado envolta em polémica desde que o atual governo, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, tomou posse, em janeiro de 2019.

Em maio passado, o governo brasileiro revogou a nomeação do maestro Dante Mantovani, que associou o "rock" ao aborto e ao satanismo, para presidir a Funarte, horas depois de ter sido nomeado.

Além de nomeações polémicas, o executivo brasileiro também baixou a pasta da cultura ao estatuto de secretaria, inicialmente vinculada ao Ministério da Cidadania e agora subordinada ao Ministério do Turismo.

pub