Governo checheno atribui ataques a menores aliciados por islamitas

por RTP
Os ataques ocorreram em Grozny e Shali, na Chechénia Hamad I Mohammed - Reuters

A Chechénia foi esta semana abalada por vários ataques que terão sido levados a cabo por menores. As autoridades locais culpam as campanhas de recrutamento online por parte de grupos extremistas como o Estado Islâmico.

O Estado Islâmico reivindicou na segunda-feira a responsabilidade por três atentados coordenados na república da Chechénia: uma tentativa de ataque suicida, um abalroamento e um ataque à faca contra uma esquadra de polícia. Segundo a polícia, quatro dos cinco atacantes foram abatidos.Os ataques ocorreram em Grozny e Shali, na Chechénia.

Uma das ações foi desencadeada por um bombista suicida, que feriu vários polícias. O jovem alegadamente envolvido nesta ação sobreviveu à explosão e foi levado para um hospital.

Ainda segundo as autoridades locais, outros dois menores tentaram fazer detonar uma bomba de gás num carro, mas este não explodiu.

O Presidente checheno, Ramzan Kadyrov, afirmou, em comunicado, que os jovens foram “confundidos” pelos recrutadores do Estado Islâmico e que “o facto de eles recrutarem adolescentes imaturos mostra que os mestres não têm vergonha ou consciência”.

O ministro das Comunicações da Chechénia, Dzhambulat Umarov, adiantou à agência de informação russa Tass que os presumíveis atacantes tinham entre 11 e 16 anos.

Embora os ataques sejam comuns e possam envolver “veteranos” de conflitos anteriores na Chechénia e no exterior, as notícias sobre o envolvimento de menores constituem um dado novo na realidade chechena.
Tópicos
pub