Governo francês abre novo inquérito sobre bebés com malformações

por RTP
A investigação aos casos foi encerrada após não ter sido determinada a causa das malformações. Yves Herman - Reuters

Vão ser novamente investigados os casos de bebés que nasceram com malformações em três regiões do país. Durante a investigação da agência de saúde pública, não foram determinadas as causas.

No seguimento da publicação de três relatórios da agência francesa de saúde pública sobre casos de bebés que nasceram com malformações nos membros superiores, o Governo francês decidiu abrir um novo inquérito. O anúncio foi feito no domingo pela ministra da Saúde Agnès Buzyn.


Em entrevista ao programa Le Grand Jury, na rádio RTL, a ministra francesa da Saúde afirmou que, em conjunto com o ministro da Ecologia, François de Rugy, “decidimos relançar uma investigação”. Para além de Rugy, participam nesta investigação a Agência Nacional de Segurança Sanitária e a Agência Francesa para a Saúde Pública.


Segundo o relatório publicado no início de outubro, ocorreram sete casos em Ain entre 2009 e 2014, quatro casos na Bretanha, entre 2011 e 2013, e três casos, entre 2007 e 2008, em Loire-Atlantique. A investigação foi encerrada sem que tivesse sido determinada a causa das malformações.

Quanto a Ain, o relatório indica que, após a análise dos dados, o número de casos não ultrapassa a média nacional. No documento publicado a 4 de outubro a agência francesa afirma que “não identificou uma exposição comum na ocorrência destas malformações. A ausência de uma hipótese de possível causa comum não permite orientar investigações adicionais.”

Quanto às ocorrências na Bretanha e Loire-Atlantique, a agência conclui que os números apresentados representam um excesso. Tal como na investigação referente aos sete casos em Ain, não foi encontrada uma justificação comum para as ocorrências.
Tópicos
pub