Governo português em contacto com consulado, ainda sem informação de vítimas

por Lusa
Reuters

Lisboa, 17 ago (Lusa) -- O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse hoje à Lusa que os serviços consulares em Barcelona estão em contacto com as autoridades espanholas, mas não há ainda informação sobre eventuais vítimas portuguesas do ataque hoje perpetrado na cidade.

"Os serviços consulares portugueses estão em contacto com as autoridades policiais espanholas. Como se sabe, este ataque -- tudo leva a crer, ataque terrorista -- ocorreu muito junto aos serviços consulares e tem sido difícil o próprio trabalho consular", explicou José Luís Carneiro.

"Até ao momento, não é possível ainda referir a existência ou não de portugueses [entre as vítimas], todas as informações são muito prematuras", indicou o governante, acrescentando: "Vamos continuar a acompanhar, em diálogo com os serviços consulares, as informações que forem sendo disponibilizadas por parte das autoridades policiais".

Pelo menos 13 pessoas morreram e 50 ficaram feridas hoje em Barcelona, pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa), quando uma furgoneta subiu um passeio na zona da Praça da Catalunha, nas Ramblas, atropelando dezenas de pessoas e gerando pânico na zona diariamente frequentada por milhares de turistas.

A polícia catalã confirmou a detenção de um suspeito relacionado com o atentado, e disse estar a "tratá-lo como um terrorista".

A imprensa local noticiou entretanto a detenção de um segundo suspeito.

Tópicos
pub