Guerra (mundial) iminente?

por Rui Sá, Daniel Catalão

Rússia e Estados Unidos estão em rota de colisão militar e não é apenas na Síria.
Há movimentações de misseis balísticos nucleares em vários pontos da Europa e da região da ásia-pacifico.
Em São Petersburgo, por exemplo, raciona-se já o pão à espera do eclodir da terceira guerra mundial, enquanto em Moscovo se preparam os abrigos nucleares.

Felipe Pathé Duarte, porta-voz do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, lembra que há em tudo isto uma componente de retórica discursiva muito importante mas diz que "há de facto movimentações preocupantes que não podem ser tomadas de ânimo leve" porque não são apenas palavras.

"Putin procura endurecer palavras e gestos simbólicos como forma de ganhar um lugar de destaque à mesa da diplomacia internacional", concluí o comentador do Jornal 2.

O presidente russo ordenou o regresso à pátria de todos os oficiais das forças armadas que estão no estrangeiro.

Fala em guerra iminente. Em Moscovo preparam-se abrigos antinucleares.

Imprensa próxima do Kremlin aponta para a Síria, olha os Estados Unidos e diz - "A terceira guerra mundial já começou".

No terreno é no entanto Putin quem intensifica os bombardeamentos sobre Aleppo. Os franceses cancelam a visita do presidente russo a Paris, falam em crimes de guerra e exigem responsabilização.

A Casa Branca diz nãoser possível negociar com quem não mantém os acordos, o Kremlin afirma que são os Estados Unidos e os seus aliados ocidentais quem está a provocar uma escalada da tensão na Síria.

Mas não é apenas a Síria a estar no centro da escalada das tensões entre Rússia e ocidente.

Na frente europeia há um aumento da repressão na Crimeia, com o FSB (serviços secretos russos) a liderar as rusgas e as detenções de ativistas locais.

Esta semana Putin ordenou a instalação de misseis balísticos nucleares no enclave de Kaliningrado, entre a Polónia e a Lituânia. Ambos países da OTAN.

De lembrar que este ano a Organização do Tratado do Atlântico Norte levou a cabo um dos maiores exercícios militares da sua história precisamente na Polónia, e que no Báltico, há a mobilização permanente de recursos para a defesa avançada do espaço aéreo ocidental. Portugal participa nessa missão na Lituânia com caças F-16.

Felipe Pathé Duarte lembra que há um claro sentimento na Rússia "de que o país está já sobre ataque por parte do Ocidente", pelo que as ações tomadas são justificadas pelos políticos, e militares, como sendo de defesa e inteiramente aceites pela generalidade dos russos.

Na oposição militar aos Estados Unidos da América Rússia e China dão mãos. Preparam-se gigantescos exercícios militares conjuntos.

Na mira de todos os discursos e ações a política dos Estados Unidos de instalar sistemas defensivos anti míssil em vastas zonas do mundo, da Europa a Israel, do Japão à Coreia do Sul.

Mas escalada global joga-se também num novo tabuleiro - o ciber espaço.

Os Estados Unidos acusam Moscovo de piratear informaticamente o partido democrata e a candidatura de Hilary Clinton, bem como de apadrinhar um plano para adulterar a votação eletrónica nas presidenciais de novembro.

Obama e Putin tiveram um encontro sobre o assunto. Moscovo nega. Washington garante não ter dúvidas do envolvimento russo.

As duas potências encontram-se este sábado para tentar o desanuviamento. De novo a questão Síria assume o centro da agenda.

Todos, no entanto, assumem que a Síria é apenas o ponto quente de uma nova guerra fria, mais vasta e global, que obriga a outro diálogo e diplomacia.
pub