Guiné Equatorial decreta "amnistia total"

por Antena 1

Foto: Tiksa Negeri - Reuters

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, aprovou por lei uma "amnistia total" para todos os presos políticos e opositores que estejam presos ou privados de exercer atividade política, noticiou a France Presse.

O decreto-lei foi lido na televisão da Guiné Equatorial e Obiang garante que a amnistia vai permitir uma larga participação de todos os políticos, comprometendo-se a garantir liberdade e segurança a todos os participantes num diálogo nacional que vai decorrer entre 16 e 21 de julho.

Um diálogo que deverá ser acompanhado por observadores e representantes da comunidade internacional. Esta amnistia era, aliás, uma exigência da oposição para participar no diálogo proposto por Teodoro Obiang.

Este pode ser um sinal de cedência do presidente da Guiné-Equatorial.

Para o especialista em assuntos africanos Fernando Jorge Cardoso, esta amnistia pode ser também o resultado da entrada da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A Guiné-Equatorial faz parte da CPLP e está marcada uma cimeira desta organização para 17 e 18 de julho em Cabo Verde. Datas que coincidem com o diálogo nacional na Guiné Equatorial.
pub