Guterres apela à união para resolver conflito com Coreia do Norte

por Jorge Almeida - RTP
Lucas Jackson - Reuters

No discurso perante a 72ª Assembleia Geral da ONU, António Guterres disse que a solução para a Coreia do Norte tem de ser política.

O secretário-geral das Nações Unidas disse no seu discurso que a resolução do conflito com a Coreia do Norte tem de passar por um solução política e apelou à união dos membros do Conselho de Segurança.

"O uso de armas nucleares tem que ser algo de impensável", disse António Guterres. "Mesmo a ameaça da sua utilização nunca poderá ser aceite".

O responsável máximo da ONU acrescentou que "a ansiedade global em relação às armas nucleares está no seu nível mais elevado desde a Guerra Fria".

Guterres condenou "inequivocamente" os testes nucleares realizados recentemente pela Coreia do Norte e apelou a Pyongyang e a todos os Estados-membros "para que cumpram as resoluções do Conselho de Segurança.

O secretário-geral das Nações Unidas disse ainda que a proliferação está a "gerar um perigo inimaginável e o desarmamento está paralisado. Urge evitar tal proliferação, promover o desarmamento e preservar o que já foi conquistado".
Tópicos
pub