Guterres condenou ataque terrorista e solidariza-se com Espanha

por Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 17 ago (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou hoje o ataque terrorista em Barcelona e solidarizou-se com Espanha e sua luta contra o terrorismo.

Guterres transmitiu as suas "sinceras condolências às famílias e amigos dos falecidos, ao Governo e ao povo da Espanha", como afirma num breve comunicado, o seu porta-voz Farhan Haq.

O secretário-geral da ONU desejou hoje uma "rápida recuperação aos feridos" e disse esperar que "os responsáveis por esta violência terrível sejam prontamente levados à justiça".

"As Nações Unidas estão solidárias com o Governo de Espanha na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento", afirma.

Representações de muitos países na ONU também condenaram o ataque em Barcelona e manifestaram o seu apoio a Espanha, incluindo os Estados Unidos.

"Enviamos os nossos pensamentos e orações em apoio daqueles que foram afetados pelo ataque terrorista de hoje. Estamos com Espanha agora e sempre na nossa luta contra o terror", escreveu na sua conta na rede social Twitter, a embaixadora norte-americana junto da ONU, Nikki Haley.

O grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade pelo ataque em Barcelona, que causou 13 mortos e 100 feridos, alguns deles muito graves.

O ataque terrorista ocorreu quando uma furgoneta atropelou várias pessoas que caminhavam nas Ramblas.

Tópicos
pub