Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Mais cinco anos. Guterres inicia segundo mandato como secretário-geral da ONU

por Carlos Santos Neves - RTP
Na antecâmara da última cimeira do G7, Guterres considerou insuficientes as mil milhões de doses de vacinas prometidas pelos países mais prósperos Kirsty Wigglesworth - Reuters

António Guterres toma esta sexta-feira posse para novo mandato no cargo de secretário-geral das Nações Unidas, em sessão plenária da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. “Construtor de pontes” e “intermediário honesto”. Assim se apresenta o antigo primeiro-ministro português.

Foi em março deste ano que Guterres apresentou a visão para o segundo mandato de cinco anos no cargo. No início de maio, durante um diálogo informal na Assembleia Geral das Nações Unidas, respondeu às questões dos países-membros e da sociedade civil. Descreveu-se então como “construtor de pontes”.

António Guterres, que dá início a este novo mandato ainda em contexto de pandemia, propõe-se trabalhar como um “intermediário honesto” e prosseguir missões como a resposta a “riscos existenciais”: além da Covid-19, a crise do clima, o ambiente, as desigualdades à escala internacional e os ataques aos Direitos Humanos, a segurança digital e a proliferação do armamento nuclear.

“O secretário-geral sozinho não dispõe de todas as respostas nem tenta impor pontos de vista”, clamava o antigo governante português a 7 de maio, acrescentando que procuraria divisar “soluções” para o benefício de “todos”.A recomendação do Conselho de Segurança para a recondução de António Guterres foi adotada no passado dia 8 de junho por unanimidade.


Mais recentemente, na antecâmara da última cimeira do G7, na Grã-Bretanha, o secretário-geral da ONU considerou insuficientes as mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 prometidas pelos países mais prósperos para impulsionar as campanhas de vacinação nas nações desfavorecidas.

Em Londres, há precisamente uma semana, antes de se deslocar a Carbis Bay para a cimeira, Guterres defendeu mesmo a adoção de uma perspetiva de “economia de guerra”: “Precisamos de reconhecer que estamos em guerra com um vírus”.
Marcelo Rebelo de Sousa em Nova Iorque
O Presidente da República viajou para os Estados Unidos, onde vai marcar presença no juramento e na tomada de posse de António Guterres. Espera-se que Marcelo Rebelo de Sousa faça “uma intervenção na sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas”, segundo uma nota publicada no site oficial de Belém.
O início da sessão plenária da Assembleia Geral está agendado para as 9h00 locais, 14h00 em Lisboa.

O Presidente português planeia manter um conjunto de encontros bilaterais, a começar pelo próprio António Guterres, mas também com o turco Volkan Bozkir, presidente da 75ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU.

c/ agências
Tópicos
pub