Hungria conclui segunda cerca na fronteira com a Sérvia

por Lusa

Budapeste, 28 abr (Lusa) - A Hungria concluiu a construção de uma segunda cerca ao longo da sua fronteira com a Sérvia para impedir a passagem de refugiados, anunciou hoje o primeiro-ministro, o conservador nacionalista Viktor Orban.

"É uma cerca que praticamente não se pode atravessar", explicou o chefe do Governo, numa entrevista concedida à rádio pública Kossuth, advertindo que a "Hungria terá de conviver com a pressão migratória" no futuro.

O Governo húngaro construiu no outono de 2015 uma primeira cerca nas suas fronteiras com a Sérvia e a Croácia para reter os refugiados que naquela altura atravessavam o país para chegar a países mais ricos da União Europeia, como a Áustria, a Alemanha ou a Suécia.

A segunda cerca tem um comprimento de 155 quilómetros, uma altura de três metros e foi equipada com censores que alertam quando se tenta danificá-la.

O Governo de Orban opõe-se ao sistema de recolocação de refugiados entre os países da UE e à imigração em geral, alegando que põe em perigo a identidade cultural da Europa.

Com a segunda cerca, disse hoje Orban, o Governo reforçou "a segurança do povo húngaro no longo prazo".

Há pouco tempo entrou em vigor uma nova legislação, que permite que as autoridades húngaras retenham os requerentes de asilo em chamadas "zonas de trânsito" perto da fronteira, até ao final do seu trâmite, limitando a sua liberdade de movimento.

Esta medida foi duramente criticada, tanto no país, como no estrangeiro, pela ONU e por organizações não-governamentais.

Tópicos
pub