Içado sinal 1 de tempestade tropical em Macau com aproximação do Mangkhut

| Mundo

As autoridades de Macau emitiram hoje o sinal 1 de tempestade tropical devido à aproximação do super tufão Mangkhut, que entrou em terra durante a madrugada no nordeste das Filipinas.

Pelas 11:00 (04:00 em Lisboa), a tempestade tropical encontrava-se a cerca de 790 quilómetros a sudeste de Macau, encaminhando-se para a costa oeste da província de Guangdong, no sul da China, indicaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG).

De acordo com o serviço de meteorologia PAGASA, o super tufão Mangkhut, o mais forte da temporada, enfraqueceu ligeiramente ao entrar em terra nas Filipinas, movendo-se agora para o mar do sul da China "com ventos de 185 quilómetros por hora".

Em Macau, é no domingo que o Mangkhut vai "passar pelo ponto mais próximo" do território, dia em que são esperados "ventos muito fortes e inundações graves" nas zonas baixas, provocadas por "storm surge" [maré de tempestade], segundo os SMG. O nível da água pode subir entre um e 2,5 metros, alertaram.

Na sexta-feira, as autoridades de Macau garantiram o abastecimento de bens e essenciais para a população, tais como água, combustível e produtos alimentares, bem como a "estabilidade dos preços das mercadorias".

O tufão Hato, o pior nos últimos 53 anos, atingiu Macau a 23 de agosto passado e causou dez mortos, mais de 240 feridos e prejuízos avaliados em 1,3 mil milhões de euros.

Tópicos:

Filipinas, Macau, Mangkhut, Meteorológicos,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entre 1999 e 2002 nasceram três novos bairros. Passadas duas décadas, muitos residentes dizem-se abandonados.

Entrevista da correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.