Icebergue de seis quilómetros soltou-se de glaciar na Gronelândia

| Mundo

|

Um icebergue com seis quilómetros de largura soltou-se de um glaciar no leste da Gronelândia, o maior em mais de uma década naquele lugar.

Os cientistas que controlam o estado do glaciar capturaram a quebra da gigantesca massa de gelo em vídeo no dia 22 de junho, depois de semanas acampados no glaciar Helheim.

O professor David Holland, da Universidade de Nova Iorque, afirmou que o vídeo mostra "três por cento da perda anual de gelo da Gronelândia a acontecer em 30 minutos", condensados num vídeo mais curto com as imagens aceleradas.

"Parecia que havia foguetes a rebentar, afirmou, descrevendo o que viu como "um acontecimento muito complexo, caótico e barulhento"

Holland destacou que "a preocupação real é com a Antártida, onde é tudo tão grande que os riscos são muito mais altos".

 

Tópicos:

Gronelândia,

A informação mais vista

+ Em Foco

O antigo procurador-geral da República do Brasil revelou à RTP que já recebeu várias ameaças de morte e defendeu uma reforma profunda do sistema político brasileiro.

Quando Ana Paula Vitorino indicou Lídia Sequeira, a economista ainda era gerente da sua empresa, o que viola a lei em matéria de incompatibilidades e o dever de imparcialidade.

Em seis anos, as investigações sucederam-se, sem poupar ninguém, da política ao futebol e à banca, seguindo a bandeira da ainda procuradora geral, o combate à corrupção.

    O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.