Identificados dez adolescentes entre os migrantes mortos em camião no Reino Unido

por Lusa
Peter Nicholls/Reuters

Entre os 39 vietnamitas encontrados mortos em 23 de outubro no interior de um camião no Reino Unido estavam 10 adolescentes, sendo os mais jovens dois meninos com 15 anos, anunciou hoje a polícia britânica.

As autoridades divulgaram a lista de vítimas do que se acredita ser um dos piores casos de tráfico humano no país.

"Este foi um processo incrivelmente importante e a nossa equipa tem trabalhado arduamente para conseguir responder às famílias preocupadas que temem que os seus entes queridos estejam entre aqueles cuja jornada trágica terminou nas nossas costas [do litoral]", disse o chefe adjunto da polícia, Tim Smith.

Segundo a mesma fonte, a prioridade das autoridades "tem sido identificar as vítimas, preservar a dignidade das pessoas que morreram e apoiar os [seus] amigos e familiares".

Os 39 migrantes eram provenientes de sete províncias do Vietname, 20 dos quais de Nghe An, a única província da região centro do país.

As autoridades do Reino Unido têm trabalhado com a polícia do Vietname e com o médico legista para identificar os corpos encontrados num contentor de um camião na zona do Parque Industrial de Waterglade em Grays (condado de Essex), a leste de Londres.

A polícia britânica pensou inicialmente que as 39 pessoas encontradas no interior do contentor do camião eram chinesas, mas na quinta-feira foi anunciado que todas as vítimas, entre as quais oito mulheres e 31 homens, eram de nacionalidade vietnamita.

Nos últimos dias, foram recolhidas amostras de ADN de várias famílias oriundas do Vietname que relataram o desaparecimento de familiares, suspeitando que estes teriam tentado entrar clandestinamente no Reino Unido e que poderiam constar entre os corpos encontrados no interior do camião.

Tópicos
pub