Incêndio de prédio em Londres: confirmados pelo menos 12 mortos

por RTP
Neil Hall - Reuters

O balanço oficial da polícia foi atualizado esta quarta-feira pouco depois das 17h00. Pelo menos 12 pessoas morreram na sequência de um incêndio numa torre residencial de 24 andares no centro de Londres. As autoridades admitem que o número de vítimas deverá continuar a subir.

"Infelizmente, estou em condições de confirmar que 12 pessoas morreram. Esta operação de recuperação vai ser complexa e é espectável que o número de vítimas mortais volte a aumentar", referiu Stuart Cundy, da Polícia Metropolitana de Londres.

O incêndio de enormes proporções deflagrou durante a noite na torre Grenfell, um edifício de 24 andares e 124 habitações, situado junto a Notting Hill, no centro de Londres. 



Durante várias horas, mais de 200 bombeiros, ajudados por 40 veículos, combateram o incêndio, que terá deflagrado no segundo piso da torre.
Duas crianças portuguesas fora de perigo
Para além das vítimas mortais, pelo menos 78 pessoas foram transportadas para seis hospitais da capital britânica. Dezoito estão em estado crítico. Há ainda um número indeterminado de desaparecidos, uma vez que as autoridades ainda não conseguiram inspecionar todo o edifício.

Sabe-se que pelo menos três famílias portuguesas residiam na torre destruída pelas chamas, num total de dez pessoas. Duas crianças destas famílias encontram-se internadas, mas já estão livres de perigo. As famílias foram realojadas em casas de amigos.

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta madrugada à 1h15 na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill. A polícia britânica confirmou seis vítimas mortais e admitiu que este número possa vir a aumentar.


Numa nota divulgada esta tarde no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou solidariedade para com as famílias atingidas, manifestando "especial cuidado com as duas crianças portuguesas" que ficaram feridas.

Marcelo apresenta "sentidas condolências" às autoridades britânicas e às famílias das vítimas, desejando ainda a "rápida recuperação" dos feridos, em particular entre as famílias portuguesas que residiam naquele prédio.

Continuam por apurar as causas deste incêndio. Sabe-se que a torre Grenfell foi construída há 43 anos e que, há cerca de dois anos, grande parte dos residentes assinou uma petição a reclamar as más condições junto da empresa responsável pela gestão e manutenção do edifício.
Tópicos
pub