Incêndio em central de energia térmica faz oito mortos na China

por Lusa
Na China os acidentes industriais relacionados com o carvão são frequentes EPA

Oito trabalhadores morreram e cinco ficaram feridos num incêndio nas instalações de uma central de energia térmica chinesa, na província de Shaanxi, no centro da China, informaram as autoridades.

O incêndio deflagrou às 17h36 de domingo, em Lisboa, tendo sido controlado três horas depois, segundo as autoridades de Shouyang, citadas pela agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

A província de Shaanxi é uma das zonas mineiras mais importantes da China, e os acidentes industriais relacionados com o carvão são frequentes.

Apesar dos planos de Pequim para eliminar progressivamente a produção de energia através de métodos poluentes como o carvão, o setor ainda representa cerca de 60% da produção total da China, com grande peso económico em províncias como Shaanxi e a Mongólia Interior.

A escassez de energia provocada pelo custo elevado das matérias-primas, nos últimos meses, obrigou ao racionamento em alguns centros industriais na China e levou à reativação do setor, a fim de satisfazer a procura energética.
pub