Incêndio em França obriga a deslocar dez mil pessoas

por Sandra Salvado - RTP
O vento e o terreno seco estão a contribuir para a rápida propagação das labaredas Sebastien Nogier - EPA

Perto de dez mil pessoas foram retiradas das suas habitações na madrugada desta quarta-feira, devido aos incêndios perto de Bormes-les-Mimosas, no sul de França. Cerca 1.800 hectares de terra já arderam ao longo da costa mediterrânica e na ilha de Córsega.

De acordo a última avaliação das autoridades, 1.800 hectares já arderam na Córsega, onde o ministro do Interior, Gérard Collomb, chegou na terça-feira à noite. Em Bormes-les-Mimosas, no sul de França, arderam pelo menos 400 hectares.

"A retirada de pelo menos dez mil [pessoas] é consequência da progressão do fogo. É uma zona habitada que duplica ou triplica a sua população no verão", declararam os bombeiros à agência France Presse.

A evacuação em massa ocorreu ao terceiro dia de incêndios naquela região administrativa, que esta semana já tinham levado as autoridades francesas a pedirem à União Europeia mais apoios para controlar os fogos.

Há vários relatos nas redes sociais que mostram várias pessoas na praia, onde muitos passaram a noite, receando o avanço das chamas.


O vento e o terreno seco estão a contribuir para a rápida propagação das labaredas. Os meios de combate deverão ser reforçados esta quarta-feira. O Governo francês pediu aos parceiros da União Europeia que enviem dois aviões extra de combate às chamas. O pedido foi de imediato atendido por Itália.

Sob anonimato, um oficial europeu denunciou à agência France Presse que há uma escassez de equipamentos que estão a impedir o total apoio a França e a outros países afetados pelos fogos de verão.

De acordo com Le Monde, neste momento, mais de quatro mil hectares de terra já arderam ao longo da costa mediterrânica, no interior montanhoso do sul de França e na ilha de Córsega.



O ministro francês do Interior, Gerard Collomb, anunciou numa visita à Córsega na terça-feira que seis aviões de combate às chamas vão ser adicionados à frota aérea do país para controlar e extinguir os incêndios.

Mais de quatro mil bombeiros e tropas estão mobilizados para o combate aos incêndios na região apoiados por 19 bombardeiros de água.


De acordo com a BBC, na segunda-feira, quando os primeiros incêndios deflagraram, pelo menos 12 bombeiros ficaram feridos e 15 agentes da polícia tiveram de receber tratamento por causa da inalação de fumo.
"Uma verdadeira catástrofe"
Além da Córsega, outra das zonas atingidas é Saint-Tropez, que nesta altura do ano recebe milhares de turistas de todo o mundo nas suas praias.

Na terça-feira os bombeiros conseguiram conter as chamas em La Croix-Valmer, uma estância popular entre os famosos, isto já depois de o fogo ter destruído 400 hectares de floresta costeira numa área com várias casas, anunciou as autoridades.

Mais de 200 pessoas tiveram de ser retiradas daquele local antes de o fogo ter sido extinto. "É uma verdadeira catástrofe ecológica (…) Não resta nada", lamentou o vice-autarca de La Croix-Valer, René Carandante.
Tópicos
pub