Incêndios na Austrália. Autoridades alertam para cenário "catastrófico"

por RTP
Há dias que várias zonas da Austrália está debaixo de fogo Reuters

É uma mistura explosiva. Altas temperaturas e ventos fortes. Os incêndios na Austrália podem piorar nos próximos dias, com as autoridades a alertarem para uma possível situação de catástrofe.

Alertas "catastróficos". É desta forma que as autoridades australianas estão a avisar a população para o que pode acontecer em três pelo menos Estados.

Um cenário que pode piorar a já difícil situação atual. Pelo menos seis pessoas morreram este mês devido aos enormes incêndios que atingem várias regiões do país. E mais de 500 casas foram destruídas. E em Sidney, o fumo cobriu a cidade com os hospitais a receberem, por causa disso, dezenas de pessoas com problemas respiratórios.

Para os próximos dias são esperadas temperaturas de 45 graus celsius. E ventos de 90 quilómetros hora.

Como precaução, as autoridades desligaram a eletricidade em cerca de 10 mil casas e empresas para reduzir o risco de incêndio. Isto porque o fogo tem muitas vezes início com a queda de postes de eletricidade que são deitados abaixo com a força do vento.

O problema, uma vez mais, está também ligado às alterações climáticas. O sul da Austrália teve os primeiros nove meses do ano mais secos de sempre, adianta a BBC. Pouco ou nada choveu durante este período.

No Estado de Victoria, as autoridades estão em alerta vermelho. Os residentes no norte desse Estado foram aconselhados a deixar o local imediatamente. "Não fiquem. Se o fogo começa, não vão sobreviver", disse Steve Warrington, chefe dos bombeiros local.

Um pouco mais abaixo, na Tasmania, o risco é "severo". As autoridades indicam que será praticamente impossível controlar qualquer incêndio que aí comece.
pub