Índia. Próximo país a aterrar na Lua

por RTP
Nicolas Thomas/Unsplash

Lançado a 22 de julho, prevê-se que seja já este sábado que o Chandrayaan-2 da Índia vá aterrar na Lua. Se esta for uma missão de sucesso, será a primeira vez que uma sonda pousa na região polar sul do único satélite natural da Terra.

Depois dos Estados Unidos da América (1969), Rússia (1976) e China (2013), chegou a vez de a Índia chegar à Lua. Segundo a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), o módulo orbital e o de aterragem separaram-se com sucesso na passada segunda-feira.

A expetativa é que a aterragem do satélite aconteça já este sábado (sexta-feira em Portugal). Uma vez lá, o veículo espacial irá iniciar o mapeamento da região até agora desconhecida, colhendo amostras mineiras e químicas para análise científica posterior.

Para acompanhar o marco histórico, o ISRO irá transmitir online as etapas alcançadas, a partir da sede em Bengaluru, onde estará presente Narendra Modi, Presidente indiano. Além da ISRO, também o canal de YouTube do Gabinete de Informação de Imprensa da Índia irá partilhar as atualizações.
Tópicos
pub