Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

INE moçambicano vai realizar inquérito para verificar omissões no Recenseamento Geral

por Lusa

Maputo, 18 ago (Lusa) - O Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique (INE) anunciou hoje a realização de um inquérito para avaliar as omissões registadas no IV Recenseamento Geral da População e Habitação.

O IV Recenseamento Geral da População e Habitação decorreu de 01 a 15 do mês em curso e dados recolhidos até ao dia 14 indicavam que a operação contou 26,8 milhões de habitantes existentes em Moçambique, o correspondente a 98,9% da projeção de 27,1 milhões de habitantes, incluindo nacionais e estrangeiros.

Em conferência de imprensa realizada hoje em Maputo, o porta-voz do INE, Cirilo Tembe afirmou que o inquérito vai decorrer a partir do dia 16 de setembro e durará 15 dias.

"O inquérito de cobertura visa essencialmente verificar até que ponto é que tivermos uma boa ou má cobertura no Recenseamento Geral da População e Habitação", declarou Cirilo Tembe.

Cirilo Tembe adiantou que o INE espera que a taxa de omissão da informação recolhida durante o IV Recenseamento Geral da População e Habitação se situe abaixo de 2%.

"Em 1997, tivemos uma taxa de omissão de cerca de 5%, em 2007, esta taxa baixou para cerca de 2%, a nossa perspectiva é que em 2017 baixemos ainda mais", disse o porta-voz do INE.

Cirilo Tembe indicou que o INE vai divulgar os resultados preliminares do IV Recenseamento Geral da População e Habitação de Moçambique até finais de dezembro do ano em curso e os dados definitivos em meados de 2018.

O primeiro Recenseamento Geral da População em Moçambique foi realizado em 1980, cinco anos após a independência, seguindo-se os de 1997 e 2007, com um intervalo de dez anos entre cada um, como recomendam as práticas internacionais sobre censos populacionais.

De acordo com dados oficiais, a população do país está estimada em cerca de 27,1 milhões, um crescimento de 30% desde o último censo (2007).

Tópicos
pub