Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Inglaterra: príncipe teve de soprar no balão e estava sóbrio

por RTP
Ben Stansall, Reuters

O marido da rainha Isabel de Inglaterra esteve envolvido num acidente de viação, sem graves consequências. No final, a polícia fez-lhe o teste de alcoolémia e concluiu que naquele momento o príncipe consorte estava sóbrio.

O príncipe Filipe, actualmente com 97 anos de idade, conduzia o seu Land Rover, que capotou, sem que ele tenha sofrido qualquer lesão física. No veículo que colidiu com o seu, nas proximidades do palácio de Sandringham, duas mulheres sofreram ferimentos ligeiros.

A condutora, de 28 anos de idade, ficou ferida num joelho. Uma passageira, de 45 anos de idade, sofreu uma fractura no pulso. Um homem e um bébé que seguiam com ambas não sofreram ferimentos.

Segundo o site da BBC, um homem que testemunhou o acidente disse que o príncipe consorte estava "obviamente abalado", mas que se levantou do assento sem ajuda e pôde perguntar pelos passageiros do outro veículo.

O homem disse depois à imprensa que assistiu às declarações prestadas pelo príncipe à polícia de Norfolk, dizendo que fora "encandeado pelo sol".

Tanto o príncipe como a condutora do outro veículo foram submetidos a um teste de alcoolémia, por rotina, segundo explicou a polícia, e sem resultados positivos. O príncipe não teve de soprar para o balão por qualquer suspeita específica ou individualizada, nem foi isentado de soprar por ser o cônjuge da chefe do Estado.

Em tempos de grande debate em torno do Brexit, o acidente suscitou, mesmo assim, alguma discussão pública sobre a idade dos condutores como factor de sinistralidade rodoviária.

As duas mulheres feridas receberam tratamento hospitalar e tiveram alta em seguida. O príncipe foi visto por um médico, por mera precaução.
pub