Irão desvaloriza acusações israelitas sobre armazém nuclear

por RTP
Momento em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusa o Irão de esconder armamento nuclear no local da imagem. Carlo Allegri - Reuters

O Irão rejeitou, esta sexta-feira, todas as acusações de Israel que apontavam para a existência de um “armazém nuclear secreto” na capital iraniana.

Durante o seu discurso para a Assembleia Geral da ONU, na quinta-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irão de estar a ocultar a existência de um “armazém nuclear” na sua capital. Netanyahu criticou também a Europa e a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) pela sua “atitude apaziguadora” perante a situação iraniana.

A reação do Irão chegou esta sexta-feira. À agência de notícias iraniana Isna, o governo iraniano classificou as reivindicações de “infundadas e ridículas”.

Bahram Qassemi, porta-voz do governo, destacou ainda que o único órgão oficial para a supervisão nuclear era a IAEA, que nos últimos três anos “já certificou o programa nuclear do Irão como pacífico, doze vezes”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, ridicularizou o discurso do primeiro-ministro de Israel, num post publicado na sua conta do Twitter:



Ou, traduzido para português: "Nenhum espetáculo de arte e engenho irá ofuscar o facto de Israel ser apenas um regime na nossa região com um programa de armas nucleares *secreto* e *não declarado* - incluindo um *arsenal atómico real*. É tempo de Israel confessar e abrir o seu programa de armas nucleares aos inspetores internacionais [IAEA]”, concluiu.
pub