Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Iraque. Coluna de veículos dos EUA completamente destruída em ataque cirúrgico

por RTP
Coluna de veículos de reabastecimentos norte-americanos no Iraque, em 2010 Saad Shalash, Reuters

Um ataque reivindicado pela milícia xiita iraquiana destruiu uma coluna de quatro veículos de reabastecimento ao serviço das forças norte-americanas. O ataque durou apenas seis minutos, não causou vítimas, mas destruiu inteiramente os veículos que iam a caminho de uma base.

Na estrada de Samawah-Diwaniy, de Bassorá para uma base militar norte-americana, a coluna de camiões foi mandada parar, os seus condutores iraquianos foram mandados sair dos veículos e estes foram incendiados. O ataque terá durado apenas seis minutos e não causou vítimas, mas destruiu completamente o material rolante e o seu conteúdo.




O ataque foi filmado e os vídeos respectivos rapidamente se tornaram virais. Dos três veículos incendiados, dois eram camiões-cisterna transportando combustível.
Fontes da segurança iraquiana, em resposta a um pedido de informação da agência russa Sputnik, confirmaram a ocorrência do ataque e os danos que este causou.
Entretanto, a agência noticiosa iraniana Fars News relatou a operação, acrescentando que os bombeiros foram chamados a extinguir o fogo e que o Ministério da Defesa iraquiano anunciou uma investigação. Além disso, helicópteros militares norte-americanos vieram depois sobrevoar a área.

A mesma agência divulgou a reivindicação do ataque por um grupo de nome “Sayara Thora Al-Ashrin” ou “Saraya Ashreen Thani” - um dos vários grupos pró-iranianos que têm proliferado nos últimos meses, para levarem a cabo ataques contra alvos norte-americanos, em retaliação pelo assassínio do general iraniano Soleimani, abatido por um míssil norte-americano durante uma visita oficial ao Iraque.

pub