Iraque. Manifestante leva leão para se proteger da polícia nos confrontos

por RTP
Muhammad Hamed/Reuters

Os protestos e os confrontos entre manifestantes e polícias continuam em Bagdade. Na semana passada, um manifestante protagonizou um momento insólito quando levou um leão para uma das manifestações.

Num dos recentes protestos contra o governo iraquiano, que têm juntado milhares de manifestantes, um homem levou um leão, preso por uma corrente, e enrolado numa bandeira do Iraque.

Alegando que levava o animal para se proteger, a si e a outros manifestantes, dos confrontos e da força usada pela polícia, o homem foi filmado a segurar o animal.

O leão terá saltado em direção a um grupo de pessoas, mas não há registo de feridos. Não é claro pelas filmagens onde aconteceu este episódio, mas a imprensa local acredita que tenha sido em Bagdade.

As manifestações começaram no início do mês de outubro e têm juntado dezenas de milhares de manifestantes, indignados com o governo, a falta de oportunidades de emprego e com a carência dos serviços básicos.

Os protestos têm ocorrido principalmente na capital iraquiana e nas províncias predominantemente xiitas do sul, e já causaram pelo menos 320 mortos e milhares de feridos.
pub