Israel anuncia interceção de `rocket` disparado do território sírio

por Lusa

Jerusalém, Israel, 20 jan (Lusa) -- O exército de Israel divulgou hoje que um `rocket` disparado do território sírio foi intercetado na zona dos montes Golã sob controlo de Telavive, momentos depois do anúncio de raides israelitas na zona sul da Síria.

"Um `rocket` lançado para norte dos montes Golã foi intercetado pelo sistema de defesa aérea `Iron Dome`", indicou o exército israelita, num comunicado.

Uma porta-voz militar citada pela agência noticiosa francesa France Presse (AFP) precisou posteriormente que o `rocket` tinha sido disparado do território sírio.

Israel, oficialmente em estado de guerra com a Síria, ocupa desde 1967 a maior parte dos montes Golã (localizados entre o território de Israel e a Síria), área que anexou em 1981. A anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Momentos antes destas declarações, uma fonte militar síria, citada pela agência estatal síria Sana, informou que a defesa antiaérea síria tinha respondido este domingo a raides israelitas na zona sul da Síria, sem fornecer mais pormenores.

O Observatório sírio dos Direitos Humanos (OSDH) também confirmou a ocorrência destes raides.

"A zona alvo situa-se no sul de Damasco, perto do setor de Kesswa, onde se encontram os depósitos [de armas] do Hezbollah (movimento xiita libanês apoiado pelo Irão), bem como os combatentes iranianos, mas ainda não é claro se eles foram atacados", referiu, em declarações à AFP, o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Nos últimos anos, aviões de combate israelitas têm atingido, de forma frequente, alvos do Irão e do seu aliado Hezbollah no território sírio.

Encarados por Israel como grandes inimigos, Teerão e o Hezbollah têm ajudado o regime sírio liderado por Bashar al-Assad a combater os rebeldes e os `jihadistas` num conflito que assola a Síria desde 2011.

Tópicos
pub