Israel volta a atingir Jihad Islâmica na Faixa de Gaza

por Lusa
Foto: Mohammed Salem, Reuters

O Exército israelita voltou hoje a atingir o grupo extremista Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de granadas de morteiros disparados que atingiram o seu território e contrariando o cessar-fogo anunciado na quinta-feira.

O Exército israelita avançou que, "atualmente, está a atingir alvos terroristas da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza".

A informação foi divulgada numa mensagem na rede social WhatsApp, depois de ter relatado que cinco granadas de morteiro foram disparadas de Gaza para Israel.

Na quinta-feira, os militantes islâmicos na Faixa de Gaza dispararam uma série de granadas de morteiro contra Israel, horas depois de um cessar-fogo ter sido acordado para pôr fim a dois dias de intensos combates que causaram mais de 30 mortes.

As sirenes dos ataques aéreos soaram em várias comunidades israelitas, perto da Faixa de Gaza.

Os disparos aconteceram depois de Israel e o grupo palestiniano Jihad Islâmica afirmarem que estavam a conter os ataques mútuos, após o mais violento confronto na fronteira em meses.

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade por esta nova vaga de ataques a Israel.

Os combates dos últimos dias mataram pelo menos 34 palestinianos, entre ao quais três mulheres, oito crianças e 18 militantes islâmicos.

Musab al-Berim, porta-voz da Jihad Islâmica, disse que o acordo mediado pelo Egito entrou em vigor às 05h30 (horário local, 03h30 em Lisboa).

Um porta-voz militar de Israel publicara na quinta-feira na rede social Twitter que a operação em Gaza "havia terminado", antes de uma onda de granadas de morteiro ter atingido novamente o território israelita.

Tópicos
pub