Israel volta aos bombardeamentos na Palestina após envio de balões incendiários pelo Hamas

por Antena 1

EPA

Menos de um mês após a assinatura de um cessar-fogo que pôs fim a vários dias de conflito, esta madrugada, as forças israelitas lançaram vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, depois de terem sido enviados balões incendiários a partir do território palestiniano.

Bastaram 10 minutos e uns balões incendiários para quebrar as tréguas e retornar as hostilidades entre Israel e o Hamas.

Ouvido pela Antena 1, o embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, diz que governo de Israel tem o direito e o dever de proteger os seus cidadãos.

Este é o primeiro ataque israelita, desde que Naftali Bennett sucedeu a Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro.

Um confronto que acontece na sequência de uma marcha em Jerusalém Oriental organizada por nacionalistas judeus e que assinala a vitória do país na guerra dos seis dias, em 1967.

O responsável pela embaixada de Israel em Portugal garante que Israel vai sempre responder aos ataques do Hamas.

Do lado Hamas, um porta-voz confirmou à agência Reuters os ataques de Israel e disse que os palestinianos vão continuar a mostrar resistência e a defender direitos e locais sagrados em Jerusalém.

Não há relato de mortos ou feridos, mas as autoridades de Israel contam que os balões provocaram cerca de 20 incêndios no sul de Israel.
pub