Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Jerusalém. Jordânia discute corte de relações com Israel

por RTP
Palestinianos a rezar no Monte do Templo, em Jerusalém Reuters - Ammar Awad

A Jordânia pediu ao Governo israelita para por um ponto final nas "infrações" cometidas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental. O pedido para suspender as “tentativas de mudar a situação histórica e legal” no local sagrado também foi feito.

O presidente da Câmara de Representantes da Jordânia, Atef Tarawneh, pediu que o Governo transmitisse uma mensagem a Israel: "A paz está a ser ameaçada devido às agressões contínuas contra Jerusalém e contra a Mesquita de al-Aqsa".

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Amã, a Jordânia pediu ao embaixador Amir Weissbrod a "condenação e rejeição das infrações israelitas”.

Durante uma sessão de emergência, que contou com a participação do ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, a Câmara de Representantes da Jordânia voltou a insistir na expulsão do embaixador israelita em Amã - capital da Jordânia.

Os membros do Parlamento também pediram o encerramento da Embaixada em Amã depois de cancelarem o tratado de paz entre Israel e a Jordânia. O embaixador dos Estados Unidos vai ser convocado para lhe serem pedidas explicações pelo apoio norte-americano a Israel. Além disso, também foi exigido o regresso do embaixador jordano a Israel.

Para a Jordânia, qualquer tentativa de dividir o complexo da mesquita de al-Aqsa deve ser rejeitada.

A "proteção dos locais sagrados islâmicos e cristãos em Jerusalém é uma responsabilidade" da Jordânia, na condição de guardiã dos locais sagrados da cidade.

A Jordânia “vai fazer o máximo para proteger os locais sagrados e enfrentar as ações fúteis de Israel direcionadas a eles”, afirmou Ayman Safadi.

O Parlamento também sublinhou a importância de manter a custódia histórica de alguns locais sagrados islâmicos e cristãos, em Jerusalém.

Na opinião do ministro das Relações Exteriores da Jordânia, as atitudes israelitas podem vir a "agravar o conflito, aumentar as tensões e levar a uma explosão, ameaçando assim a paz e a segurança internacionais".

Estas declarações surgiram na sequência dos violentos conflitos deste fim-de-semana.

A retaliação pelo primeiro ataque com mísseis desde há mais de um mês tardou, mas chegou. Este domingo, três palestinianos foram mortos por soldados israelitas a norte de Beit Lahia, na Faixa de Gaza.

Tópicos
pub