João Vale de Almeida nomeado embaixador da UE no Reino Unido

por RTP
João Vale de Almeida foi embaixador da União Europeia nos Estados Unidos de 2010 a 2014 YouTube

O português João Vale de Almeida foi esta sexta-feira confirmado como a escolha para primeiro embaixador da União Europeia no Reino Unido. O início de funções está previsto para 1 de fevereiro, um dia após o Brexit.

A nomeação do diplomata português foi entretanto notificada ao Governo britânico, indicou em comunicado o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell.

Vale de Almeida, de 62 anos, será, nos termos do comunicado, “o primeiro chefe da futura delegação da UE junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte”. O mandato começará na “data a partir da qual o Reino Unido será um país terceiro”. Ou seja, 1 de fevereiro.

João Vale de Almeida foi embaixador da União Europeia junto das Nações Unidas entre 2015 e 2019. Isto depois de ter sido embaixador do bloco comunitário nos Estados Unidos, de 2010 a 2014.

O diplomata português, jornalista de formação, esteve na génese das negociações do TTIP - o acordo de livre comércio entre a UE e os Estados Unidos - posteriormente abandonadas.

Vale de Almeida foi ainda chefe de gabinete do antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso e porta-voz do Executivo comunitário numa época em que o atual chefe do Governo britânico, Boris Johnson, era jornalista em Bruxelas.
Acordo de Saída formalizado
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, oficializaram esta quinta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, faltando agora a derradeira luz verde do Parlamento Europeu.

“Charles Michel e eu acabámos de assinar o Acordo sobre a Saída do Reino Unido da UE, abrindo caminho para a sua ratificação pelo Parlamento Europeu”, informou a líder do executivo comunitário através de uma publicação no Twitter.


A publicação é ilustrada por uma fotografia na qual surge Ursula von der Leyen, Charles Michel, e o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, que conduzirá as negociações sobre futuras relações comerciais após a concretização do Brexit.

c/ agências
Tópicos
pub