Jordânia interceta pela primeira vez `drone` com drogas da Síria

por Lusa

O exército da Jordânia intercetou na fronteira com a Síria um avião não tripulado carregado de droga que os contrabandistas tentavam fazer entrar no reino, utilizando pela primeira vez um `drone`, indicaram hoje as forças armadas.

"O exército jordano conseguiu controlar o `drone` e derrubá-lo" na fronteira nordeste do país e, "após inspecionar a área, encontrou vários narcóticos", refere um comunicado divulgado pela instituição na Internet.

A nota não dá mais pormenores sobre a operação ou a droga encontrada, mas a Jordânia é ponto de destino e de passagem para o tráfico de drogas, sobretudo o Captagon, uma anfetamina que inibe a sensação de medo e de fadiga, conhecida como a "droga dos `jihadistas`".

O exército jordano já intercetou dezenas de carregamentos de drogas à entrada na fronteira com a Síria, mas esta foi a primeira vez que detetou a utilização de `drones` para o contrabando.

A Síria tornou-se um centro de produção de drogas devido à instabilidade no país decorrente da guerra desencadeada em 2011 e exporta para todos os seus vizinhos através das fronteiras porosas com o Iraque, Líbano, Jordânia e Turquia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

 

 

Tópicos
pub