Kiev retira acreditação a embaixador iraniano. Teerão parte para resposta "proporcional"

por Carlos Santos Neves - RTP
As autoridades ucranianas anunciaram a intenção de revogar a acreditação do embaixador iraniano e impor uma redução significativa do pessoal diplomático a trabalhar na representação do Irão em Kiev Valentyn Ogirenko - Reuters

O Irão vai avançar com uma “ação proporcional” em resposta à decisão, por parte de Kiev, de reduzir as relações diplomáticas ucranianas com Teerão, confirmou este sábado o Governo da República Islâmica. Na base desta degradação de laços está o fornecimento de drones de produção iraniana à Rússia.

A reação do regime dos ayatollahs partiu do porta-voz do Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros. O Irão, afirmou Nasser Kanaani, considera que a Ucrânia deveria “abster-se de ser influenciada por outras partes que procuram destruir as relações entre os dois países”.

Na sexta-feira, as autoridades ucranianas anunciaram a intenção de revogar a acreditação do embaixador iraniano e impor uma redução significativa do pessoal diplomático a trabalhar na representação do Irão em Kiev. Isto por causa da decisão iraniana de fornecer drones às forças russas.O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou mesmo o gesto de Teerão como “uma colaboração com o mal”.

Nas palavras do porta-voz iraniano, a decisão de Kiev teve por base “relatos sem confirmação e resultaram de um frenesim mediático” alegadamente alimentado por entidades externas às relações entre Irão e Ucrânia.

O diário iraniano Kayhan, cuja liderança é nomeada pelo guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, escreve este sábado que foram já vendidas “centenas de drones armados”. “Há já algum tempo que drones iranianos estão a levar a cabo operações nos céus da Ucrânia contra a NATO”, indica o mesmo jornal, citado pela agência Reuters.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak escreveu também este sábado no Twitter que o Irão está a apoiar a Rússia “ao fornecer drones modernos a um país atrasado para os assassínios de ucranianos”.

“Sério golpe”
Segundo o comando militar do sul da Ucrânia, terão sido abatidos, na sexta-feira, sobre Odessa e Pivdennyi, pelo menos sete drones, dos quais seis seriam os denominados “kamikazes” Shahed-136.

As forças da Rússia terão também começado a recorrer ao modelo iraniano Mohajer-6, de maiores dimensões.

Para Kiev, o fornecimento de armas à Rússia traduz-se num “sério golpe às relações entre a Ucrânia e o Irão”. Foi desta forma que reagiu o Ministério ucraniano dos Negócios Estrangeiros.

A mensagem do Governo ucraniano foi entregue ao representante diplomático interino do Irão em Kiev, uma vez que o embaixador Manouchehr Moradi se encontra fora do país.

c/ agências
Tópicos
pub