Líder da oposição no Quirguistão detido e acusado de corrupção

por Lusa

Bichkek, Quirguistão, 26 fev (Lusa) -- Um líder da oposição do Quirguistão, acusado de corrupção, foi interrogado hoje, informaram os serviços de segurança daquele país na Ásia central que vive novas tensões a nove meses da eleição presidencial.

Omurbek Tekebayev, de 58 anos, na liderança do partido socialista Ata-Meken, foi detido ao aterrar no aeroporto da capital, afirmou o comité do Estado para a segurança nacional em comunicado.

Este opositor, conhecido por ser um forte adversário do Presidente Almazbek Atambaïev, ficará detido por pelo menos 48 horas no âmbito de uma investigação por corrupção numa companhia de telecomunicações, informou o comunicado.

Tekebayev, que atualmente não é candidato às presidenciais de 19 novembro, tinha recentemente pedido que o presidente cessante fosse objeto de um processo de destituição.

Ele tinha igualmente apelado às autoridades para investigarem Atambaïev e a sua família, por alegadas suspeitas de corrupção.

O Quirguistão, república de maioria muçulmana com seis milhões de habitantes, passou por duas revoluções em 25 anos de independência, com a queda do chefe de Estado em 2005 e 2010, além de numerosos episódios de violência étnica.

Desde a chegada pacífica ao poder de Atambaïev em 2011, o país aproximou-se da Rússia, onde trabalham centenas de milhares dos seus cidadãos.

A situação política do país contrasta com a do Uzbequistão ou Turquemenistão, onde os Presidentes Chavkat Mirzioïev e Gourbangouly Berdymukhamedov foram eleitos com mais de 85% contra candidatos adversários reduzidos a `figurantes`.

Tópicos
pub