Líderes europeus aprovam passagem à segunda fase das negociações do Brexit

por RTP
Michel Barnier, negociador da União Europeia no Brexit Reuters

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, já só a 27, aprovaram esta sexta-feira a passagem à segunda fase das negociações com o Reino Unido sobre o Brexit. O Conselho Europeu seguiu assim as recomendações da Comissão Europeia, depois de ter sido alcançado um acordo sobre o divórcio. Começam agora as negociações sobre a relação futura entre o Reino Unido e a União Europeia.

A aprovação da passagem à segunda fase das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia foi confirmada pelo presidente do Conselho Europeu no Twitter.

“Os líderes europeus concordaram em avançar para a segunda fase do Brexit. Parabéns primeira-ministra Theresa May”, escreveu Donald Tusk na rede social.


A decisão dos líderes europeus já era esperada e segue a recomendação emanada da Comissão Europeia. Há precisamente uma semana, o executivo de Jean-Claude Juncker considerou terem sido alcançados "progressos suficientes" na primeira fase das negociações, relativas aos termos do "divórcio".

O acordo foi alcançado, designadamente nos domínios dos direitos dos cidadãos, "fatura" a pagar por Londres no quadro dos compromissos financeiros assumidos, e a questão da ausência de fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte.

Também na rede social Twitter, a primeira-ministra britânica deixou um agradecimento aos presidentes da Comissão e do Conselho Europeu.

“Hoje é um passo importante no caminho para conseguirmos um Brexit suave e ordeiro e trabalharmos numa futura relação especial e profunda”, escreveu a primeira-ministra britânica.

pub