Líderes mundiais "apanhados" a troçarem de Trump

por RTP
Reuters

Foi quase uma cena de "apanhados": à margem da cimeira da NATO, os líderes britânico, canadiano e francês falavam descontraidamente diante de uma câmara, sem notarem que estava ligada. O tema da conversa era o homólogo norte-americano. E os termos eram, claramente, trocistas. Trump cancelou a conferência de imprensa que tinha prevista e partiu sem dar cavaco.

A conversa, na noite de terça feira, durante uma recepção no Palácio de Buckingham, envolveu o primeiro ministro britânico Boris Johnson, o  canadiano Justin Trudeau, e o presidente francês Emmanuel Macron, estando também presentes, mas sem registo de terem intervindo, o primeiro ministro holandês Mark Rutte e a princesa Anne.

Como se encontra documentado no vídeo, entretanto com mais de cinco milhões de visualizações, a conversa começou com gracejos dirigidos a Macron, por ter chegado tarde. Boris Johnson faz referência ao motivo do atraso e Trudeau explica que tudo se deveu à conferência de imprensa que Macron tivera com Trump, inesperadamente dilatada pelo ping-pong polémico entre ambos a respeito do diagnóstico de "morte cerebral" passado à NATO pelo presidente francês.
Como Trump transformou a conferência num campo de batalha entre ele próprio e Macron, Trudeau acrescenta ainda que era visível o ar boquiaberto do staff de Trump, perante a intempestiva intervenção do seu presidente.

O Governo canadiano declinou reagir aos primeiros pedidos de comentário por parte da imprensa. Trudeau e Trump encontraram-se brevemente depois do incidente e cumprimentaram-se, sem aparente discussão do facto.

Mas entetanto Trump foi interpelado pela imprensa e respondeu que Trudeau é um político de "duas caras" E elaborou: "Acho-o um tipo muito simpático mas vocês sabem que o chamei à ordem por não estar a pagar2% [para o orçamento da Defesa] e noto que ele não está muito feliz com isso. Ele não está a pagar 2% e devia estar a pagar 2%. O Canadá ...eles têm dinheiro".

Para além da diatribe, Trump cancelou a conferência de imprensa que ainda estava previsto realizar e antecipou o regresso aos Estados Unidos.
Boris Johnson desmente vídeo, mas ...
Ao contrário de Trudeau, Boris Johnson reagiu aos pedidos de esclarecimento da imprensa e negou que tivesse troçado de Trump. A uma pergunta sobre se não leva a sério o presidente Trump, "BoJo" respondeu: "Não. Isso é um disparate total. Não sei onde foram buscar isso".

Mas, a uma outra pergunta sobre se pensa que Trump "é bom para o ocidente e bom para a Grã-Bretanha", Boris Johnson respondeu: "Penso que os Estados Unidos ... contribuíram amplamente para a NATO, [que] foi durante 70 anos um pilar de estabilidade para a nossa segurança colectiva". E prosseguiu, sem mencionar o nome de Trump, que no entanto constituía o foco da pergunta.

Perante a esquiva demasiado óbvia de "Bojo", uma segunda pergunta insistiu sobre o papel de Trump e o primeiro-ministro britânico reiterou que os Estados Unidos têm trabalhado "ombro a ombro" com o Reino Unido, mas novamente sem mencionar pelo nome o inquilino da Casa Branca.
pub