Liga italiana recusa advertências "inaceitáveis" de França sobre o euro

por Lusa

Roma, 20 mai (Lusa) -- O líder da Liga (extrema-direita) italiana, Matteo Salvini, considerou hoje "inaceitáveis" as advertências do ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, sobre a importância do respeito dos compromissos de Itália para a estabilidade do euro.

"Um ministro francês `advertiu` o futuro governo: não mudem nada ou terão problemas. Mais uma invasão de terreno inaceitável", escreveu Salvini no Twitter.

"Não pedi os votos e a confiança para continuar na via da pobreza, da precariedade e da imigração. Os italianos primeiro!", acrescentou.

"Os franceses que tratem de França e não metam o nariz nos assuntos dos outros", disse também a jornalistas junto a um dos postos que o partido instalou por todo o país para que os simpatizantes se pronunciem sobre o acordo de coligação com o Movimento 5 Estrelas.

A Liga anunciou hoje um acordo com o M5S (antissistema) sobre a composição do próximo governo e o nome do primeiro-ministro, que vão apresentar na segunda-feira ao Presidente, Sergio Mattarella.

Os dois partidos anunciaram na sexta-feira um "contrato de governo" que rejeita a austeridade e as "ordens" de Bruxelas e promete "firmeza" na luta contra a corrupção, o crime e a imigração.

Reagindo a princípios enunciados nesse contrato, o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, advertiu hoje que a estabilidade da zona euro seria "ameaçada" se o próximo governo de Itália não respeitar os compromissos do país em relação à dívida e ao défice.

"Se o novo governo italiano assumir o risco de não respeitar os seus compromissos sobre a dívida, o défice e ao saneamento da banca, é toda a estabilidade da zona euro que é ameaçada", disse o ministro francês numa entrevista difundida pela rádio Europe 1.

"Todos em Itália devem compreender que o futuro de Itália é na Europa e não em qualquer outro lado e que, para que esse futuro seja na Europa, há regras a respeitar", disse Le Maire.

Tópicos
pub