Londres acolhe conferência sobre a fome no último dia dos Olímpicos

por Lusa

Londres, 10 ago (Lusa) -- Uma conferência sobre a fome vai reunir no domingo, em Londres, representantes de governos, empresas e organizações não-governamentais, uma iniciativa do Reino Unido e do Brasil no último dia dos Jogos Olímpicos 2012.

A reunião tem por objetivo "chamar a atenção" para o problema da subnutrição e "encorajar a comunidade internacional a fazer progressos nesta matéria até 2016", ano em que se realizam os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, disse um porta-voz do governo britânico.

A conferência será copresidida pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, e pelo vice-presidente brasileiro, Michel Temer, e espera-se a participação da primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, o vice-presidente da Zâmbia, Guy Scott, o ministro do Comércio do Canadá, Ed Fast, e representantes de várias empresas, acrescentou o porta-voz.

Em declarações à televisão ITV, David Cameron explicou por que quis organizar a conferência durante os Jogos Olímpicos: "Estamos todos ocupados a pensar na próxima medalha de ouro, mas há milhões de criança no mundo que não sabem se vão ter uma refeição".

"Há 170 milhões de crianças que sofrem de subnutrição. Nalguns casos, a subnutrição leva à morte, mas em muitos casos provoca atrasos no crescimento e doenças", acrescentou.

O futebolista britânico David Beckham, embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entregou em julho ao primeiro-ministro britânico uma carta assinada por várias personalidades como o cantor Robbie Williams ou o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, apelando para a ação no combate à subnutrição infantil.

Tópicos
pub