Macau cancela todos os alertas após passagem do tufão Ma-on

por Lusa

Macau cancelou hoje os avisos de tempestade tropical, depois da passagem do tufão Ma-on e quando se encontrava a mais de 400 quilómetros do território.

Durante a passagem do Ma-on, quase 100 pessoas procuraram abrigo nos centros de acolhimento de emergência.

O tufão não causou feridos, com a proteção civil local a reportar apenas cinco ocorrências sem gravidade.

Os parques de estacionamento localizados nas zonas baixas da cidade reabriram, a circulação nas pontes marítimas foi retomada, assim como os serviços públicos, transportes incluídos, postos de testagem e vacinação contra a covid-19.

Na quarta-feira à noite, quando o Ma-on se encontrava a cerca de 200 quilómetros do território, as autoridades emitiram o sinal 8 pela terceira vez este ano e decretaram o estado de prevenção imediata, que já não está em vigor, tendo sido canceladas dezenas de voos no Aeroporto Internacional de Macau.

A escala de alerta de tufão é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, com o anterior (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.

Em setembro de 2018, o Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Há cinco anos, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causou 10 mortos e 240 feridos.

Tópicos
pub