Macau emite sinal 1 para ciclone tropical severo Nalgae

por Lusa
Eloisa Lopez - Reuters

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau emitiram hoje o sinal 1 de alerta de tempestade tropical devido à aproximação do ciclone tropical severo Nalgae.

Depois de ter causado pelo menos 98 mortes nas Filipinas e deixado um rasto de destruição na ilha de Mindanau (sul), por onde passou entre sábado e domingo, o Nalgae "está localizado a cerca de 740 quilómetros de Macau, e "espera-se que se mova lentamente para norte, em direção à costa meridional da China", indicaram os SMG, em comunicado.

De acordo com aqueles serviços, existe uma probabilidade "relativamente alta a moderada" de içar o sinal de alerta número 3 esta noite, prevendo ainda uma probabilidade "moderada" de ser içado o alerta número 8, na quarta-feira, quando a tempestade deverá atingir o ponto mais próximo do território, acrescentaram.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Devido à maré astronómica em combinação com a monção de nordeste e a influência do Nalgae, as zonas próximas do Porto Interior "podem sofrer inundações" esta noite, alertaram.

O Nalgae ocorre tarde para a habitual época em que a maioria das tempestades tropicais se formam no oceano Pacífico, entre julho e outubro.

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau causou 40 feridos.

Um ano antes, em agosto, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, tinha causado dez mortos e 240 feridos.

Tópicos
pub