Macau prevê quatro a seis tempestades tropicais este ano

por Lusa
Tyrone Siu - Reuters

As autoridades de Macau anunciaram hoje que preveem quatro a seis tempestades tropicais até ao início de outubro, algumas das quais podem atingir o nível de tufão severo ou super tufão.

De acordo com a Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, "o primeiro ciclone tropical a afetar Macau pode ocorrer em meados de junho".

"Quatro a seis tempestades tropicais" podem entrar "a menos de 800 quilómetros do território e algumas podem atingir o nível de tufão severo ou super tufão", apontaram em comunicado.

No próximo mês o território entra na estação das chuvas, que se deverá prolongar até setembro, sendo que as autoridades preveem que a precipitação total "será normal ou relativamente alta".

Em meados de setembro do ano passado, o tufão Mangkhut, considerado o mais forte da temporada, causou em Macau prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,55 mil milhões de patacas (170,77 milhões de euros), provocou 40 feridos e inundações graves no território, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve içado várias horas e mais de 5.600 pessoas tiveram de ser retiradas das habitações.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades), apesar de se caracterizar pela mesma intensidade do Mangkhut, deixou dez mortos, 240 feridos e prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas (1,3 mil milhões de euros).

Tópicos
pub