Macau suspende encomenda da vacina da AstraZeneca

por Lusa
Reuters

O diretor dos Serviços de Saúde de Macau anunciou hoje a suspensão da encomenda da vacina da AstraZeneca, que estava prevista chegar ao território a partir de junho.

O Governo propôs a suspensão do fornecimento e a farmacêutica concordou, disse Alvis Lo aos jornalistas, à margem da inauguração da Exposição sobre a Segurança Nacional.

A partir de junho estava previsto chegar a Macau, de forma faseada, 400 mil doses da vacina AstraZeneca.

O responsável acrescentou ainda que o Governo irá estudar detalhadamente, através dos estudos internacionais relacionados com a segurança desta vacina, bem como as recomendações da Organização Mundial de Saúde e de outros atores políticos, e só depois "considerará a próxima etapa".

Na semana passada, também Hong Kong pediu à AstraZeneca para suspender a sua encomenda da vacina contra a covid-19 por receio de efeitos secundários e preocupações sobre a eficácia contra novas variantes do coronavírus.

Na quarta-feira, a Dinamarca anunciou que desistiu de usar a vacina para a covid-19 da AstraZeneca devido aos efeitos secundários "raros, mas graves", enquanto a Alemanha decidiu administrar outra vacina nas segundas doses a quem tomou este fármaco na primeira.

A vacina da AstraZeneca tem sido suspensa em vários países devido aos efeitos secundários do seu fármaco, devido à ligação a casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos.

Alvis Lo frisou ainda que existem atualmente no território dois tipos de vacina no território, Sinopharm e BioNTech e que o foco das autoridades continua a ser o incentivo a que mais residentes se inoculem.

Os cerca de 683 mil residentes em Macau podem escolher que vacina tomar, de forma gratuita, com um programa de marcação `online` prático com vários horários à disposição nos hospitais e centros de saúde espalhados pelo território.

Contudo, desde que o Governo de Macau iniciou o plano de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, no dia 09 de fevereiro, apenas 47.812 pessoas tomaram a vacina, 22.524 das quais a 1.ª dose e 25.288 as duas doses, segundo dados divulgados na quarta-feira.

Considerada uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de covid-19, Macau contabilizou apenas 49 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até hoje nenhuma morte causada pela doença.

Tópicos
pub